ARTES PLÁSTICAS
OFICINA DE GRAVURA EM METAL
Coordenação: Claudio Vasques.
8 a 29/10 – sábados – 14h às 18h.
Público: artistas plásticos, artesãos e estudantes de Arte, acima de 16 anos.
Inscrições: 8/8 a 6/10.
Seleção: carta de interesse.
15 vagas.
As diversas modalidades de gravura em metal, os instrumentos e materiais específicos e o processo de impressão serão apresentados nessa oficina prática, que também abordará o trabalho e as técnicas empregadas por renomados gravadores brasileiros.
Cláudio Vasques é formado pelo Centre Genevois de Gravure Contemporaine, de Genebra, Suíça. Responsável pela edição de gravuras de artistas consagrados, como Alfredo Volpi, Arcangelo Ianelli, Ivald Granato e, especialmente, Tomie Ohtake, com quem trabalha há 20 anos.
AUDIOVISUAL
CICLO DE ESTUDOS: O SOM NA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
Coordenação: Edison Delmiro.
17/9 a 8/10 – sábados – 14h às 17h.
Público: interessados em realização audiovisual, acima de 18 anos.
Inscrições: 8/8 a 14/9.
Seleção: currículo e carta de interesse.
20 vagas.
A oficina tem o objetivo de apresentar, analisar e discutir as funções do som e da música em uma obra audiovisual (filmes, TV, animação, videoclipes, videogames etc.), evidenciando as questões específicas e a importância da narração, dos diálogos, da música, dos ruídos e efeitos sonoros na narrativa de uma produção.
Edison Delmiro é doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. É professor titular da Universidade Santa Cecília e do Centro Monte Serrat. Criou e produziu programas para rádio e TV. Curador das edições de 2007, 2008 e 2011 do Festival Curta Santos.
CIRCO
OFICINA DE ACROBACIAS DE SOLO
Coordenação: Sandra Saraiva.
Assistente: Marcelo Milan.
14/9 a 5/10 – segundas e quartas-feiras – 18h45 às 21h45.
Público: atores, acrobatas, estudantes de circo e interessados, acima de 16 anos.
Inscrições: 8/8 a 5/9.
Seleção: carta de interesse e aula aberta (12/09, às 18h45).
20 vagas.
Por meio do exercício das técnicas de solo, de acrobacias em duplas e trios, e de pirâmides humanas, entre outras modalidades, esta atividade objetiva aprimorar a flexibilidade, a concentração e a prontidão corporal, oferecendo elementos para o desenvolvimento do processo criativo do participante.
Sandra Saraiva é acrobata e trapezista; participou dos grupos: Acrobático Fratelli, Fractons, Circo Mínimo e Linhas Aéreas. Marcelo Milan é ator, acrobata, preparador corporal e diretor circense premiado pela Apetesp. Sandra e Marcelo são fundadores do Circo Nosotros.
DANÇA
ESPETÁCULO: UMA DANÇA PARA GILBERTO MENDES
Athos Núcleo Artístico.
25/11 – sexta-feira – 12h.
Indicação: 16 anos.
40 lugares.
Retirada de senhas uma hora antes do espetáculo.
Com músicas do compositor santista Gilberto Mendes, esse espetáculo de dança contemporânea, concebido para espaços alternativos, caracteriza-se pela busca do movimento inusitado e pela interação com o público, visto como membro ativo da encenação.
Vencedor do Prêmio Plínio Marcos em 2009, o Athos Núcleo Artístico desenvolve espetáculos e pesquisas em dança contemporânea, com intervenção de vários outros segmentos artísticos.
FOTOGRAFIA
OFICINA: O RETRATO FOTOGRÁFICO
Coordenação: Silmara Pires.
24/9 a 12/11 – sábados – 14h às 17h.
Público: fotógrafos amadores, a partir de 16 anos.
Inscrições: 8/8 a 21/9.
Seleção: carta de interesse.
20 vagas.
A oficina abordará, na parte teórica, a evolução do retrato na Arte e na Fotografia, discutindo as mudanças introduzidas pelas câmeras digitais e pelos softwares de manipulação de imagens. Na prática fotográfica, serão efetuados exercícios investigativos com diferentes tipos de rostos, poses e iluminação.
Silmara Pires é professora de Fotografia desde 1988. Formada em Publicidade e Propaganda pela FIAM-SP, fez seu aperfeiçoamento fotográfico no Instituto Português de Fotografia, em Lisboa.
GESTÃO CULTURAL
WORKSHOP DE ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS CULTURAIS
Coordenação: Ana Paula Galvão.
1 a 29/9 – quintas-feiras – 18h45 às 21h45.
Público: produtores, empreendedores, agentes culturais e artistas, acima de 18 anos.
Inscrições: 8/8 a 29/8.
Seleção: currículo e carta de interesse.
30 vagas.
A proposta é oferecer as ferramentas e práticas de gestão mais adequadas para impulsionar a sustentabilidade de um evento cultural, utilizando um modelo de desempenho gerencial que analisa os quatro estágios principais de um projeto: decisão, planejamento, implementação e avaliação.
Ana Paula Galvão é graduada em Relações Públicas pela ECA-USP, com especialização em Gestão Cultural e Organização de Eventos. Trabalha com consultoria e planejamento para empreendimentos culturais e coordena o curso de Gestão da SP Escola de Teatro.
WORKSHOP: ECONOMIA CRIATIVA E CIDADES CRIATIVAS
Coordenação: Ana Carla Fonseca.
2/9 – sexta-feira – 10h às 13h e 14h às 17h.
Público: gestores, produtores culturais e artistas.
Inscrições: 8/8 a 1/9.
Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos).
40 vagas.
Essa atividade se propõe a: promover o entendimento do significado de economia criativa e cidades criativas, capacitando os participantes a dialogar com instituições públicas e privadas; provocar uma reflexão acerca de como essas duas abordagens podem contribuir para o desenvolvimento cultural, social e econômico de cada cidade e polo cultural; motivar o desenvolvimento de uma política local articulada. Os participantes farão uma lição de casa que será objeto de análise numa segunda fase.
Ana Carla Fonseca é administradora pública pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, economista, mestre em Administração e doutora em Urbanismo pela USP. É assessora em Economia Criativa para a ONU (UNCTAD e PNUD).
PALESTRA: ECONOMIA CRIATIVA E CIDADES CRIATIVAS
Palestrante: Ana Carla Fonseca.
2/9 – sexta-feira – 18h30 às 20h.
Público: gestores, produtores culturais, artistas e interessados no tema.
Inscrições: 8 a 2/9.
Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos).
50 vagas.
A palestra abordará os seguintes temas: conceito e importância de indústria criativa e economia criativa; cultura, economia e desenvolvimento como eixos entrelaçados; princípios básicos de governança, parceria e empreendedorismo; cidades criativas; estatísticas e casos nacionais e internacionais.
OFICINA DE EMPREENDEDORISMO CULTURAL: CONCEPÇÃO, PLANEJAMENTO E FORMATAÇÃO DE PROJETOS
Coordenação: Horizontes / CADE - Centro de Apoio ao Desenvolvimento e ao Empreendedorismo.
27 e 28/10 – quinta e sexta-feira – 9h às 12h e 13h às 18h.
Público: gestores e produtores culturais.
Inscrições: 8/8 a 26/10.
Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos).
30 vagas.
Os objetivos dessa oficina são: apresentar informações atualizadas sobre o mercado cultural; orientar a elaboração e a redação de projetos culturais; identificar as possibilidades de financiamento para projetos na área da Cultura; fornecer subsídios para que os participantes possam atuar como gestores e produtores de cultura dentro do conceito de economia criativa. Após o final da oficina, os participantes serão acompanhados pelos técnicos do CADE por meio das redes sociais, Skype, e-mail ou telefone.
Horizontes é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), cuja missão é promover a sustentabilidade, a cidadania, a inclusão social e a geração de trabalho e renda por meio da educação. O CADE, um dos seus programas, tem suas bases voltadas para a difusão do conhecimento e capacitação técnica na área de elaboração de projetos culturais e empreendedorismo na economia criativa.
LITERATURA / TEATRO
OFICINA: TÉCNICAS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Coordenação: Luana de Lucca.
23/8 a 11/10 – terças-feiras – 18h45 e 21h45.
Público: professores, bibliotecários, atores, estudantes de Teatro e interessados, acima de16 anos.
Inscrições: 8 a 18/8.
Seleção: carta de interesse.
20 vagas.
Essa oficina proporcionará aos participantes um estudo das técnicas existentes na criação e narração de histórias, com ênfase no teatro de objetos e formas animadas na concepção de uma performance. Aos educadores, será mais uma possibilidade de expressão e trabalho na sala de aula.
Luciana Lucca é formada pela Fundação das Artes de São Caetano. Trabalhou como contadora de histórias para as editoras Melhoramentos e Moderna. Integrante do Núcleo de Estudos e Práticas do Teatro de Animação, da Cia. Truks, é atriz-manipuladora no espetáculo Pés Descalços, do Morpheus Teatro, premiado pela Funarte.
MÚSICA
CONCERTO CANTO LITERÁRIO E WORKSHOP SOBRE O PROCESSO DE MONTAGEMCoordenação: Coral Zanzalá
03/09 – sábado
Indicação: Livre
Workshop: 14h ás 17h
15 vagas
Local: Pinacoteca Benedicto Calixto
Apresentação: 18h
60 lugares
Local: Pinacoteca Benedicto Calixto
Retirada de senha 1 hora antes do início das atividades
O concerto Canto Literário baseia em canções de escritores luso-brasileiros em seu repertório serão cantadas músicas de textos de Augusto dos Anjos, Carlos Drummond Andrade, Fernando Pessoa, Cecília Meireles e compositores como Milton Nascimento, Vinicius de Moraes entre outros nomes da música popular brasileira.
Nailse Machado é formada em piano e regência. Sua experiência no campo musical é vasta sendo regente do coral municipal de Cubatão, regente do Coral do Porto de Santo e regente do coral do Colégio Santa Marcelina de São Paulo.
RÁDIO
OFICINA DE RÁDIO E LOCUÇÃO: UM ENFOQUE CULTURAL
Coordenação: Alex Furtado.
22/8 a 21/11 – segundas-feiras – 18h45 às 21h45.
Público: artistas, radialistas, técnicos e interessados em linguagem radiofônica, a partir de 16 anos.
Inscrições: 8 a 15/8.
Seleção: carta de interesse e entrevista (17/8, às 18h45).
20 vagas.
Por meio de aulas expositivas e discussões embasadas em material audiovisual, a oficina abordará as diversas facetas – históricas, culturais, comerciais, técnicas – do desenvolvimento do rádio e de seu impacto na sociedade.
Alex dos Santos Furtado é formado em Jornalismo, com experiência de 13 anos em meios de comunicação, em que atuou como repórter, jornalista, locutor e apresentador de programas de emissoras como Rádio Atlântica, Rádio Conexão, TV Brasil e TV Nova Imagem.
TEATRO
OFICINA: CENAS EM CENA
Coordenação: Paulo de Azevedo.
25/8 a 27/10 – quintas-feiras – 18h45 e 21h45;
1 a 17/11 – terças e quintas-feiras – 18h45 e 21h45.
Público: artistas e educadores das áreas de Teatro, Dança, Circo, Música e Artes Visuais.
Inscrições: 8 a 22/8.
Seleção: carta de interesse.
30 vagas.
Com base em estudos de, entre outros, Grotowski e Barba, o objetivo dessa oficina é subsidiar o participante – seja ele ligado às linguagens das artes cênicas, seja às linguagens que dialogam com as artes do corpo – com informações, técnicas e metodologias que o auxiliem a desenvolver pesquisas e investigações estéticas em performances que transcendam os moldes do teatro “tradicional”.
Paulo de Azevedo é ator, diretor, professor de Teatro e produtor cultural. Graduado pela Faculdade Paulista de Arte, cursou Gestão Cultural em Florença e complementou seus estudos em Teatro com cursos ministrados por Augusto Boal, Eugenio Barba, Roberto Bacci e Dario Fo.
OFICINA DE FIGURINOS
Coordenação: Gilson de Melo Barros.
13/9 a 25/10 – terças e quartas-feiras – 18h45 às 21h45.
Público: atores, estudantes de Teatro e interessados, acima de 16 anos.
Inscrições: 8/8 a 5/9.
Seleção: questionário.
20 vagas.
Essa atividade propõe-se a investigar as possibilidades expressivas dos figurinos teatrais, por meio de exercícios de criação usando elementos da cultura popular e materiais reciclados.
Gilson de Melo Barros é artista plástico, figurinista, cenógrafo e diretor de teatro, responsável pelo grupo TEP – Teatro Experimental de Pesquisas, vinculado à Universidade Santa Cecília. Carnavalesco da Escola de Samba X9, campeã do Carnaval santista em 2011.
ESPETÁCULO: RECLAME – UMA HISTÓRIA DE AMOR
AULA: JINGLES E COMERCIAIS NA HISTÓRIA DO RÁDIO E DA TV
Cia. Teatral Cenicomania.
1/10 – sábado.
Aula: 16h às 18h.
15 lugares.
Espetáculo: 20h.
Indicação: 16 anos.
40 lugares (retirar convites com uma hora de antecedência).
O espetáculo retrata um triângulo amoroso ao longo de várias décadas, pontuando a narrativa com famosos jingles que marcaram cada época. A aula discorrerá sobre a história da propaganda no rádio e na TV, relacionando-a aos acontecimentos que impactaram o Brasil entre as décadas de 1940 e 90.
A Cia. Teatral Cenicomania montou seu primeiro espetáculo em 1995. Desde então, firmou-se na cena santista de teatro com espetáculos de sucesso, por exemplo, O Inspetor Geral, O Golpe, Real Ilusão e O Evangelho segundo Zebedeu.
ATIVIDADES EXTERNAS
ACERVOS CULTURAIS
OFICINA DE ORGANIZAÇÃO E CURADORIA DE EXPOSIÇÃO
Coordenação: Ana Helena Curti.
11/11 a 9/12 – sextas-feiras – 10h às 13h e 14h às 17h.
Público: profissionais de instituições públicas e privadas voltadas à organização e à realização de projetos culturais.
Inscrições: 8/8 a 8/11.
Seleção: currículo e carta de interesse.
30 vagas.
Local Museu do Café
Rua XV de Novembro nº 95 Centro - Santos
A oficina apresentará os conteúdos necessários à organização e curadoria de exposições de arte, sistematizando as informações e refletindo sobre as necessidades e etapas do trabalho, desde a concepção original até a prestação de contas final, passando por projeto expográfico, comunicação visual, iluminação, logística, orçamento, montagem, manutenção e desmontagem.
Ana Helena Curti é formada em Artes Plásticas pela FAAP, instituição onde hoje é professora. Trabalhou no Brooklyn Museum, em Nova York, e implantou a museografia do Museu da Língua Portuguesa. Foi coordenadora geral e produtora executiva de inúmeras exposições importantes, como a Bienal de São Paulo e a Bienal Brasileira de Design.
WORKSHOP: FERRAMENTAS DE MARKETING PARA O MERCADO CULTURAL
Coordenação: Pedro Sorensen.
Assistente: Adrianne Okazaki.
29 e 30/11 e 02/12 - Terça, quarta e sexta, das 18h45 às 21h 45.
Público: produtores, gestores, artistas e estudantes universitários.
Inscrições: 8/8 a 23/11.
Seleção: currículo e carta de interesse.
20 vagas.
O workshop abordará os principais conceitos e aspectos do marketing – como divulgação, parcerias, publicidade e design, entre outros – e apresentará estudos de casos.
Pedro Sorensen é bacharel em Publicidade, com especialização em Mídias Digitais e Novas Tecnologias pela ECA-USP. Radialista, fotógrafo e produtor de eventos, foi gerente de marketing na Procter & Gamble do Brasil.
ATIVIDADES EXTERNAS - ATIVIDADES NA REGIÃO
BERTIOGA
FOTOGRAFIA
OFICINA DE FOTOJORNALISMO
Coordenação: Roberto Silva.
24/9 a 26/11 – sábados – 14h às 18h.
Público: estudantes de comunicação, fotógrafos e interessados com conhecimento na área, a partir de 16 anos.
Inscrições: 1 a 21/9.
Seleção: currículo.
20 vagas.
Local: Casa da Cultura: Avenida Tomé de Souza, 130 – Bertioga (SP).
Atividade voltada à observação das tendências atuais do fotojornalismo para áreas sociais e veículos de comunicação. A atividade abordará todo o processo de produção, como técnicas de captação de imagens, legendas e composição.
Roberto Silva é jornalista e fotógrafo, com atuação nas áreas como publicidade, fotorreportagem e foto aérea. É editor-chefe do Jornal Argumento Litoral.
CUBATÃO
MÚSICA
OFICINA BÁSICA DE DJ
Coordenação: DJ Betto Lima e Luiz Fernando Almeida.
26/9 a 11/10 – segundas a quartas-feiras – 19h às 22h.
Público: interessados a partir de 16 anos.
Inscrições: 1 a 8/9.
Seleção: entrevista (21/9 – 19h).
15 vagas.
Local: Biblioteca Municipal: Avenida 9 de Abril , 1977 – Cubatão (SP).
Atividade de capacitação em discotecagem, para música eletrônica e outros gêneros, por meio do manuseio dos equipamentos específicos e da apresentação do contexto histórico-cultural da música para dançar e da profissão do DJ.
Betto Lima é DJ em diversas casas noturnas e produziu eventos como o Praia Grande Folia, Revival Fest e La Ibiza. Luiz Fernando de Almeida é agente de bandas eletrônicas e DJs, e produtor de eventos musicais, teatrais e de moda.
GUARUJÁ
AUDIOVISUAL
OFICINA DE AUDIOSIVUAL INDEPENDENTE: GUARU.REC
Coordenação: Lucas Romor.
3 a 28/10 – segundas, quintas e sextas-feiras – 14h às 16h.
Público: Interessados a partir de 15 anos.
Inscrições: 1 a 30/09.
Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos).
20 vagas.
Local: Salão do Memorial Vertical Litoral: Rua Firmino Jorge da Costa Neto, 250 – Enseada – Guarujá (SP).
Nesta atividade serão abordados os princípios técnicos e práticos da linguagem cinematográfica para o desenvolvimento de um projeto audiovisual independente, com estudos de roteiro, uso de softwares específicos, pré e pós-produção.
Lucas Romor é roteirista e diretor de curtas-metragens, premiado no Festival do Minuto em 2009.
ITANHAÉM
FOTOGRAFIA
WORKSHOP DE INTRODUÇÃO À ARTE FOTOGRÁFICA
Coordenação: Silmara dos Anjos Pires
12/11 à 10/12– sábados – 9h ás 12h
Público: Interessados na área a partir de 16 anos.
Inscrições: 01/09 à 05/11
Seleção: Primeiros inscritos
20 vagas
Local: CMTC – Centro Municipal Tecnológico de Educação e Esporte
Av. Condessa de Vimieiros, 1.131 – Centro - Itanhaém
A oficina arte fotográfica pretende em ensinar as técnicas de uma imagem a ser fotografada com os conceitos da técnica e da estética, formulando assim um trabalho artístico fotográfico. Almeja também que o aluno através da prática esteja apto a selecionar e ordenar fotografias segundo critérios de avaliação artístico sendo assim o curador de suas obras.
Silmara dos Santos é formada em publicidade e propaganda pela FIAM de São Paulo. Fez seu aperfeiçoamento em fotografia em Lisboa-Portugal. Tem experiência curadoria de mostra fotográfica no Palácio das Artes, já ministrou várias oficinas e workshops, além de ter feito exposições de seus trabalhos pelo Estado de São Paulo.
MONGAGUÁ
LITERATURA / TEATRO
OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Coordenação: Fernando Rino.
12/9 a 5/10 – segundas e quartas-feiras – 18h às 21h.
Público: professores, atores e interessados em geral, a partir de 14 anos.
Inscrições: 1 a 8/9.
Seleção: carta de interesse.
30 vagas.
Local: Centro Cultural Raul Cortez: Avenida São Paulo, 3465 – Vera Cruz – Mongaguá (SP).
Para ampliar as possibilidades de trabalho dentro e fora da sala de aula, a oficina pretende oferecer várias técnicas de contação de histórias, desenvolvendo a oralidade aliada a outras ferramentas, como a manipulação de bonecos.
Fernando Rino é formado em Cinema pela Universidade Santa Cecília. Participou de vários festivais e realizou diversas oficinas de teatro e contação de histórias para educadores de escolas municipais da região.
MODA
OFICINA DE PESQUISA E CRIAÇÃO DE COLEÇÕES DE MODA
Coordenação: Carolina Pimentel.
1/10 a 5/11 – sábados – 14h às 18h.
Público: estudantes de moda, teatro, história e interessados acima de 16 anos.
Inscrições: 1 a 28/9.
Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos).
20 vagas.
Local: Centro Cultural Raul Cortez: Avenida São Paulo, 3465 – Vera Cruz – Mongaguá (SP).
A oficina oferece a prática da pesquisa de coleções por meio da história da moda, levando os participantes a elaborarem suas criações com base em uma linha cronológica. Serão abordados temas como estudo de cores, tipos de estampa, e estratégias de marketing.
Carolina Pimentel é formada em Moda pela Faculdade Santa Marcelina. Estilista com confecção própria, foi assessora de imprensa do São Paulo Fashion Week – Verão 2003/2004.
TEATRO
OFICINA DE CONFECÇÃO DE FANTOCHES
Coordenação: Reginaldo de Aguiar.
12/9 a 21/10 – segundas e sextas-feiras – 18h às 21h.
Público: professores, atores e interessados acima de 14 anos.
Inscrições: 1 a 12/9.
Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos).
25 vagas.
Local: Centro Cultural Raul Cortez: Avenida São Paulo, 3465 – Vera Cruz – Mongaguá (SP).
Atividade de confecção de fantoches e de técnicas de manipulação, com exercícios de improvisação, pantomima, construção e caracterização da personagem, desenvolvendo distintas possibilidades de criação.
Reginaldo de Aguiar tem formação na área de Artes Cênicas. É iluminador e cenógrafo do Teatro Municipal de Santos e participou de vários festivais, tendo conquistado o prêmio Plínio Marcos.
PERUÍBE
TEATRO
WORKSHOP DE TEATRO DE RUA
Coordenação: Raquel Rollo.
3/12, 4/12, 10/12 e 11/12 - sábados e domingo -16h às 20:30
Público: atores, músicos e interessados em geral, a partir de 16 anos.
Inscrições: 1/9 a 7/10.
Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos).
20 vagas.
Local: Biblioteca Municipal: Avenida Padre Anchieta, 905 – Peruíbe (SP).
Técnicas vocais, corporais e de improvisação específicas para o teatro de rua, valorizando a troca entre artista e público e possibilitando novos experimentos cênicos, tendo o meio urbano como cenário.
Raquel Rollo é atriz, cantora, percursionista, produtora e fundadora do grupo de teatro Trupe Olho da Rua.
PRAIA GRANDE
ARTES PLÁSTICAS
OFICINA DE ARTE COM MOSAICO
Coordenação: Valério da Luz.
12/9 a 31/10 – segundas-feiras – 14h às 18h.
Público: estudantes de artes plásticas, artesãos e demais interessados a partir de 13 anos.
Inscrições: 1 a 12/9.
Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos).
20 vagas.
Local: Palácio das Artes: Avenida Costa e Silva, 1600 – Boqueirão – Praia Grande (SP).
Baseando-se nas tradições da cultura grega e espanhola, os participantes conhecerão as técnicas para a produção de painéis e objetos utilizando a técnica do mosaico.
Valério da Luz tem formação em artes plásticas e é especialista em História da Arte pela Faap. Participou da elaboração de cenografia em programas do SBT e foi coordenador da V Bienal de Artes Plásticas de Santos.
DANÇA
ESPETÁCULO: INSTALAÇÕES DE CORPOS
Grupo Athos.
24/9 – sábado – 20h.
Indicação: 14 anos.
90 lugares (retirar senhas 1 hora antes do espetáculo).
Local: Palácio das Artes: Avenida Costa e Silva, 1600 – Boqueirão – Praia Grande (SP).
Celebração de novas e inesperadas combinações de dança contemporânea, com intervenção das linguagens do teatro, performance e poesia. A plateia é convidada a participar do espetáculo, vivenciando diversas possibilidades de criação.
Athos é um grupo de pesquisa e experimento das linguagens contemporâneas, que desenvolve trabalho na área de dança e performance. Em seu repertório destacam-se os espetáculos: “Olhares ocultos”, “Trovas” e “Devaneios”, entre outros.
GESTÃO CULTURAL
OFICINA DE CRIAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS
Coordenação: Pedro Sorensen.
8/10 a 5/11 – sábados – 14h às 18h.
Público: universitários, produtores, gestores e interessados em administração cultural.
Inscrições: 1/9 a 5/10.
Seleção: carta de interesse e questionário.
20 vagas.
Local: Palácio das Artes: Avenida Costa e Silva, 1600 – Boqueirão – Praia Grande (SP).
A oficina propõe um olhar sobre a gestão cultural por meio de atividades teóricas e práticas, abordando questões para o desenvolvimento de projetos e ferramentas de marketing, passando por leis de incentivo, oportunidades de mercado, captação, gerenciamento e administração.
Pedro Sorensen é bacharel em Publicidade, com especialização em Mídias Digitais e Novas Tecnologias pela ECA-USP. Radialista, fotógrafo e produtor de eventos, foi gerente de marketing na Procter & Gamble do Brasil.
TEATRO
OFICINA DE TEATRO DE RUA
Coordenação: Vinícius Magueta.
15/9 a 1/12 – quintas-feiras – 13h30 às 16h30.
Público: estudantes de teatro e atores, a partir de 12 anos.
Inscrições: 1 a 15/9.
Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos).
20 vagas.
Local: Palácio das Artes: Avenida Costa e Silva, 1600 – Boqueirão – Praia Grande (SP).
A oficina trabalhará a mescla das técnicas de teatro de palco e de rua, com base metodológica baseada em Viola Spolin. Também serão abordados temas como a Commedia dell’Arte, o Teatro Instantâneo e técnicas cômicas como as gags.
Vinícius Magueta é ator, diretor e artista circense, formado em Teatro, com habilitação em Arte e Educação, pela Uniso. Com a peça “Cinco por vinte cinco”, foi contemplado com o prêmio de Melhor Maquiagem pela ATS 2006.
SANTOS
CONCERTO: CLÁSSICOS NA COMUNIDADE
OPOS – Orquestra do Porto de Santos.
17/12 – sábado – 19h30.
Indicação: livre.
80 lugares.
Local: Igreja São João Batista: Praça Guadalajara, s/n° – Morro da Nova Cintra – Santos (SP).
O concerto apresenta composições como “A grande valsa brilhante”, de Chopin, “O quebra-nozes”, de Tchaikovsky, e “Cavalleria rusticana”, de Mascagni, entre outras peças musicais consagradas.
Criada em 2010, a Orquestra do Porto de Santos é formada por músicos e estudantes voluntários com o objetivo de pesquisar e popularizar a música erudita. Direção artística de Adrianne Okazaki; direção musical e regência do maestro Beto Lopes.
SÃO VICENTE
AUDIOVISUAL
OFICINA DE FILME DOCUMENTÁRIO
Coordenação: Alexandre Araújo.
1/10 a 5/11 – sábados – 13h às 19h.
Público: estudantes e interessados em audiovisual com conhecimento básico de produção, a partir de 16 anos.
Inscrições: 1 a 28/9.
Seleção: carta de interesse.
20 vagas.
Local: Cine 3D: Praça 22 de Janeiro, s/nº – São Vicente (SP).
A oficina trabalhará o processo de elaboração de um projeto audiovisual de gênero documentário, abordando temas como: linguagem cinematográfica, produção, roteiro e captação de recursos.
Alexandre Araújo é diretor, produtor, roteirista e montador. Foi produtor do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (2011). Formado em Cinema pela Faap, onde é responsável pela filmoteca.
CIRCO
OFICINA DE ACROBACIAS AÉREAS CIRCENSES
Coordenação: Maíra Dias de Souza.
14/9 a 10/10 – segundas, quartas e sextas-feiras – 14h às 16h.
Público: acrobatas, atores e estudantes de circo a partir de 12 anos.
Inscrições: 1 a 6/9.
Seleção: teste de aptidão (dia 12/9 – segunda-feira – 14h).
20 vagas.
Local: Academia de Artes: Rua João Ramalho, 988 – São Vicente (SP).
A oficina busca desenvolver as habilidades de força e flexibilidade necessárias para a prática de acrobacias aéreas circenses. A atividade conta com estudo das origens dessa prática, além da criação de performances sobre temas propostos pelo grupo.
Maíra Dias de Souza é atriz e bailarina, formada em Educação Física e Treinamento Desportivo pela Universidade Metropolitana de Santos. É diretora da Trupe de Chamamento da Farsa Medieval na Escola de Artes Cênicas Wilson Geraldo.
GESTÃO CULTURAL
OFICINA DE GESTÃO E EMPREENDEDORISMO CULTURAL
Coordenação: Leandro Taveira.
15/9 a 17/11 – quintas-feiras – 19h às 22h.
Público: produtores, gestores, artistas e interessados em administração cultural, a partir de 15 anos.
Inscrições: 1 a 12/9.
Seleção: carta de interesse e currículo.
20 vagas.
Local: Cine 3D: Praça 22 de Janeiro, s/nº – São Vicente (SP).
Atividade que apresenta as diversas possibilidades de atuação do profissional de produção cultural, com exposição de um panorama sobre viabilização de um projeto, levando em consideração as particularidades do mercado.
Leandro Taveira é formado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e estudou Produção, Marketing e Gestão em Toronto, no Canadá. É coordenador geral do Festival Santista de Teatro.
MODA
OFICINA DE CRIAÇÃO DE FIGURINOS PARA ESPETÁCULOS
Coordenação: Tatiana Jimenes.
13/9 a 6/10 – terças e quintas-feiras – 14h às 16h.
Público: interessados a partir de 16 anos.
Inscrições: 1 a 9/9.
Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos).
20 vagas.
Local: Academia de Artes: Rua João Ramalho, 988 – São Vicente (SP).
A atividade engloba teoria e prática sobre técnicas para a criação de indumentária e figurino para teatro, TV e cinema. Serão abordadas diferentes maneiras de trabalhar as vestimentas para caracterização de personagens.
Tatiana Jimenes é formada em Moda pela Unimonte. É professora de moda, responsável pela criação dos figurinos da Companhia de Teatro de São Vicente, e assistente de figurino da Associação Prodec. |