Secretaria da Cultura
 
space space
space
Oficinas Culturais do Estado de São Paulo
Oficinas Culturais Capital
Oficinas Culturais Interior

Notícias
Publicações

Projetos Especiais
Férias 2012
Programação 2011
Férias 2011

Imprensa
Imprimir Enviar por e-mail Aumentar texto Tamanho original

Oficina Cultural Timochenco Wehbi




Coordenador: Roberto Echeverria Vieira
Avenida Manoel Goulart, 2109 - Anexo 1 - Vila Santa Helena - Cep: 19015-241
Presidente Prudente/SP
(18) 3222-3693 / 3221-2959 | oficinaprudente@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 9h às 18h


Informamos que as inscrições para as atividades devem ser realizadas diretamente na Oficina Cultural.
Biografia Histórico Fotografias  
Programação de Abril a Junho

ARTES PLÁSTICAS

OFICINA DE ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE
Coordenação: Edda Bertoncini
26/04 a 31/05 - terças e quintas-feiras - 19h às 22h
Público: professores e estudantes de artes, arquitetura e design
Inscrições: 05 a 22/04
Seleção: carta de interesse
40 vagas

Com foco principal em artes visuais, a oficina propõe a análise e compreensão dos processos artísticos e seus produtos, por meio da conceituação da função da arte e do artista e do estudo de movimentos, estilos e tendências.

Edda Bertoncini possui graduação em Arquitetura e Urbanismo e é mestranda em Educação pela UNESP de Presidente Prudente. É professora de Estética e História da Arte, História da Arquitetura Brasileira e Planejamento Urbano.

FOTOGRAFIA

FOTOGRAFIA DE NATUREZA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Coordenação: Gilson Lorenti
16/04 a 25/06 - sábados - 9h às 12h
Público: fotógrafos a partir de 18 anos
Inscrições: 05 a 14/04
Seleção: currículo
20 vagas

A atividade abordará a produção de fotografias sobre a natureza, tendo como foco a realização de imagens no Parque Estadual do Morro do Diabo.

Gilson Lorenti é fotógrafo e ministra cursos dessa arte na região de Presidente Prudente. Redator de fotografia do site Meio Bit Fotografia.

WORKSHOP DE CONSULTORIA E DIREÇÃO DE ARTE NA FOTOGRAFIA
Coordenação: Thais Fujarra
18 e 19/06 – sábado e domingo – 10h às 13h e 15h às 18h
Público: fotógrafos a partir de 18 anos
Inscrições: 05/04 a 12/05
Seleção: currículo
15 vagas

O workshop foi elaborado para profissionais que trabalham nas mais diversas vertentes do universo fotográfico, buscando evidenciar a importância da “direção de arte” na fotografia, muitas vezes alienada pelo contexto comercial.

Thais Fujarra é fotógrafa, tendo se destacado principalmente na direção de arte da fotografia em áreas como Moda, Produto e Mercado.

MÚSICA

OFICINA DE TÉCNICA VOCAL E CANTO CORAL
Coordenação: Ana Rita Cervellini
16/05 a 04/07 - segundas e quartas-feiras - 19h45 às 21h45
Público: cantores amadores, a partir de 16 anos
Inscrições: 05 a 13/05
Seleção: carta de interesse
20 vagas

A oficina trabalhará exercícios vocais, teoria musical, leitura de partituras e escolha de repertório.

Ana Rita Cervellini é formada em Música, Educação Artística, Piano e Flauta. Regente de diversos corais na cidade de Presidente Prudente.

ATIVIDADES EXTERNAS

ARTES PLÁSTICAS

WORKSHOP “TENDÊNCIAS DA ESCULTURA MODERNA”
Coordenação: Max Tolentino
04 e 05/06 - sábado e domingo - 10h às 13h e 15h às 18h
Público: artistas escultores a partir de 18 anos
Inscrições: 04/05 a 02/06
Seleção: portfólio
Local: Centro Cultural Matarazzo
Rua Quintino Bocaiúva, 747 – Presidente Prudente/SP

O workshop dará um histórico da escultura moderna e seu rompimento com o naturalismo a partir do início do século XX, e proporá uma atividade prática possibilitando a criação de projetos e a construção de peças pelos participantes.

Max Tolentino é formado em Engenharia Mecânica e artista plástico autodidata. Trabalha com o metal como matéria-prima, e busca em sua arte sintetizar as formas da natureza.

EXPOSIÇÃO “ÍRIS GEOMÉTRICA”
Max Tolentino
07/06 a 03/07 - segundas a sábados -  8h30 às 22h / domingos - 10h às 22h
Local: Centro Cultural Matarazzo
Rua Quintino Bocaiúva, 747 – Presidente Prudente/SP

O artista Max Tolentino — cujas influências são o construtivismo russo e os artistas Amílcar de Castro e Franz Weissmann — apresenta oito esculturas abstratas, utilizando arame mecânico trefilado e chapas de aço.

AUDIOVISUAL

LANÇAMENTO DO DOCUMENTÁRIO "RIO ACIMA" E BATE-PAPO SOBRE O PROCESSO DE DIREÇÃO E PRODUÇÃO
Coordenação: Carlos Segundo
Exibição do documentário: 20/05 - sexta-feira - 20h às 21h10
Bate-Papo: 21/05 - sábado - 14h às 16h
Indicação: a partir de 14 anos
140 lugares
Local: Centro Cultural Matarazzo
Rua Quintino Bocaiúva, 747 – Presidente Prudente/SP

“Rio Acima”, filme que documenta a história da população ribeirinha em Presidente Epitácio, é resultado de um conjunto de atividades formativas que integraram a programação da Oficina Cultural Timochenco Wehbi em dezembro de 2010. No dia seguinte, o bate-papo abordará o processo de produção do documentário. O coordenador do projeto, Carlos Segundo, desenvolve produção, roteiro e direção em documentários, curtas de ficção e programas de TV.

HISTÓRIA EM QUADRINHOS

OFICINA DE INTRODUÇÃO À HQ
Coordenação: Denise Ciabattari
03/05 a 01/06 - terças e quintas-feiras - 9h às 12h
Público: jovens entre 10 e 14 anos
Inscrições: 05/04 a 02/05
Seleção: primeiros inscritos
30 vagas
Local: Centro Cultural Matarazzo
Rua Quintino Bocaiúva, 747 – Presidente Prudente/SP

A oficina abordará as etapas de construção e os recursos de linguagem utilizados na criação de uma história em quadrinhos.

Denise Ciabattari é graduada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e atua desde 1980 como desenhista, estilista e professora de artes.

TEATRO

BATE-PAPO “O TEATRO PARA A CRIANÇA” E APRESENTAÇÃO DO ESQUETE “A PÍLULA FALANTE”
Coordenação: Silvio Moreira
04 a 08/04 - segunda a sexta-feira - 9h às 10h
Público: crianças de 6 a 12 anos e professores
80 lugares
Locais: Escolas Municipais de Presidente Prudente

Atividade paralela da II Mostra de Teatro Infantil de Presidente Prudente. O encontro objetiva mostrar como o contato com as obras de Monteiro Lobato pode proporcionar uma rica experiência para as crianças. O esquete, apresentado pela Cia. Silvio Moreira, conta a história da boneca de pano Emilia, que aprendeu a falar graças às pílulas do Dr. Caramujo, e depois disso nunca mais deixou de ser faladeira e asneirenta como ela só.

Silvio Moreira é diretor, ator, produtor cultural, autor e educador. Atua há 34 anos na área teatral, sendo 20 deles dedicados ao teatro infantil.

BATE-PAPO “A FORMAÇÃO DE PÚBLICO INFANTIL” E APRESENTAÇÃO DO ESQUETE “O RATINHO E A LUA”
Coordenação: Silvio Moreira
04 a 08/04 - segunda a sexta-feira - 14h às 15h
Público: crianças de 6 a 12 anos e professores
80 lugares
Locais: Escolas Municipais de Presidente Prudente

Atividade paralela da II Mostra de Teatro Infantil de Presidente Prudente. O encontro será conduzido através de uma viagem à adaptação da obra de Alba Cappelli e Dora Dias, evidenciando a importância do teatro para a criança. O esquete, apresentado pela Cia. Silvio Moreira, mostra a persistência de um ratinho que vai atrás do seu sonho, superando obstáculos com a ajuda de seus amigos.

Silvio Moreira é diretor, ator, produtor cultural, autor e educador. Atua há 34 anos na área teatral, sendo 20 deles dedicados ao teatro infantil.

ATIVIDADES NA REGIÃO

ALFREDO MARCONDES

LITERATURA

OFICINA “O CONTO E SUAS CONEXÕES”
Coordenação: Norma Cavichiolli
30/04 a 18/06 - sábados - 8h às 12h
Público: professores e educadores
Inscrições: 05 a 29/04
Seleção: primeiros inscritos
30 vagas
Local: Departamento de Cultura
Rua das Américas, 547 - Alfredo Marcondes/SP

A oficina será desenvolvida através de jogos literários, com técnicas de ensino-aprendizagem e momentos de participação criativa dos participantes. O objetivo é fornecer aos educadores técnicas para estimular/ aprimorar o ensino de literatura em sala de aula.

Norma Cavichiolli é professora, psicóloga e especialista em psicopedagogia. Participou de diversos congressos e seminários e ministra cursos sobre estímulo à literatura na escola.

ANHUMAS

LITERATURA

OFICINA “UM CONTO PUXA O OUTRO!”
Coordenação: Norma Cavichiolli
30/04 a 02/07 - sábado - 13h às 16h
Público: crianças com idade até 12 anos
Inscrições: 05 a 29/04
Seleção: primeiros inscritos
30 vagas
Local: Departamento de Cultura
Rua Domingos Ferreira de Medeiros, 445 - Anhumas/SP

A atividade incentivará as crianças à leitura de obras da biblioteca municipal de Anhumas, por meio de técnicas de contação de histórias, jogos literários e brincadeiras que utilizam a criatividade.
 
Norma Cavichiolli é professora, psicóloga e especialista em psicopedagogia. Participou de diversos congressos e seminários e ministra cursos sobre estímulo à literatura na escola.

TEATRO

OFICINA DE APERFEIÇOAMENTO DE PRÁTICAS TEATRAIS PARA NÃO-ATORES
Coordenação: Richard Uzeloto
07/05 a 10/07 - sábados e domingos - 15h às 17h30
Público: crianças e adolescentes com contato anterior com o teatro, de 7 a 15 anos
Inscrições: 05/04 a 06/05
Seleção: primeiros inscritos
40 vagas
Local: Departamento de Cultura
Rua Domingos Ferreira de Medeiros, 445 - Anhumas/SP

O projeto consiste em aperfeiçoar crianças e adolescentes na arte do teatro, apresentando como resultado final uma peça teatral.

Richard Uzeloto é ator, diretor e professor de teatro no município de Anhumas.

ESTRELA DO NORTE

MÚSICA

OFICINA DE CANTO CORAL
Coordenação: Eliana Carla Toso Betim
20/04 a 27/07 - quartas-feiras - 16h às 18h
Público: iniciantes de 7 a 16 anos
Inscrições: 05 a 19/04
Seleção: primeiros inscritos
30 vagas
Local: Departamento de Cultura
Av. Elias Bezerra Leite, 185 - Estrela do Norte/SP

Com o objetivo de propiciar o aprendizado e a prática do canto em grupo, a oficina trabalhará o conhecimento básico da teoria musical, técnicas vocais e impostação de voz.

Eliana Carla Toso Betim é educadora especialista em Comunicação e Música. Trabalha desde 2002 como instrutora de projetos municipais que envolvem a música.

FLORA RICA

LITERATURA

OFICINA DE CORDEL CAIPIRA “SACI PERERÊ CONTRA RALOÍM”
Coordenação: Jesus de Burarama
28/04 a 21/07 - terças e quintas-feiras - 19h às 21h
Público: interessados em literatura e cultura tradicional, a partir de 14 anos
Inscrições: 05 a 26/04
Seleção: primeiros inscritos
30 vagas
Local: Departamento de Cultura
Rua Simão de Oliveira, 150 - Flora Rica/SP

A oficina pretende estimular a criação poética por meio do cordel caipira, recuperando e promovendo temas tradicionais da nossa cultura popular — especialmente o folclore caipira — em contraponto à influência cultural estrangeira.

Jesus de Burarama é produtor cultural há mais de 30 anos, turismólogo e cordelista. É criador do clube Amigos da Viola, uma confraria de apoio à cultura caipira.

OFICINA DE INCENTIVO À LEITURA ATRAVÉS DAS FÁBULAS
Coordenação: Nelma Melo
07/05 a 09/07 - sábados - 13h às 17h
Público: professores, bibliotecários e estudantes da área de Educação
Inscrições: 05/04 a 05/05
Seleção: carta de interesse
30 vagas
Local: Departamento de Cultura
Rua Simão de Oliveira, 150 - Flora Rica/SP

O objetivo geral da oficina é desenvolver atividades de incentivo à leitura, como a Hora do Conto, em bibliotecas das escolas do ensino de 1º grau, buscando promover a aproximação entre os alunos e o texto.

Nelma Melo é bacharel em Turismo pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP. Cantora, ministra cursos e oficinas sobre cultura popular, música e literatura.

MÚSICA

OFICINA DE ORIENTAÇÃO MUSICAL PARA EDUCADORES
Coordenação: Jotacê Cardoso
07/05 a 09/07 - sábados - 8h às 12h
Público: professores e estudantes da área de Educação
Inscrições: 05/04 a 05/05
Seleção: carta de interesse
30 vagas
Local: Departamento de Cultura
Rua Simão de Oliveira, 150 - Flora Rica/SP

A oficina pretende capacitar educadores com noções básicas de música, que possam ser posteriormente aplicadas em sala de aula. O objetivo, portanto, não é formar músicos, mas sim reconhecer os benefícios que esse ensino pode trazer a seus educandos.

Jotacê Cardoso é professor de música, compositor, músico instrumentista e intérprete.

IEPÊ

ARTES PLÁSTICAS

OFICINA DE PINTURA - TÉCNICA ÓLEO SOBRE TELA
Coordenação: Cleonice Seorin das Neves
03/05 a 09/06 - terças e quintas-feiras - 13h30 às 16h30
Público: iniciantes a partir de 18 anos
Inscrições: 05/04 a 02/05
Seleção: primeiros inscritos
10 vagas
Local: Casa da Cultura
Rua Alagoas, 62 - Iepê/SP

A oficina transmitirá, de forma simples e objetiva, a técnica de pintura com tinta a óleo sobre tela, usando os temas paisagem, casario e figura humana.

Cleonice Seorin das Neves, escritora e artista plástica, é pintora de telas há 25 anos e, desde 1999, dá aulas na área.

MARABÁ PAULISTA

MÚSICA

OFICINA DE VIOLINO
Coordenação: Itamar Aparício
16/04 a 30/07 - sábados - 8h às 11h
Público: interessados com alguma experiência no instrumento, a partir de 12 anos
Inscrições: 05 a 15/04
Seleção: primeiros inscritos
16 vagas
Local: Departamento de Cultura
Rua Arcanjo Miguel Pero, 111 - Marabá Paulista/SP

Pretende-se, com esse projeto, aprimorar técnicas de execução musical no violino e ampliar os conhecimentos musicais de participantes que já tenham experiência básica de música.

Itamar Aparício é músico, regente de orquestras da região e professor do Projeto Guri desde 1998.

MONTE CASTELO

DANÇA

OFICINA DE DANÇA ESTILO LIVRE “O CORPO EM MOVIMENTO”
Coordenação: Sheila Freire
18/04 a 25/07 - segundas-feiras - 8h às 11h
Público: crianças de 7 a 12 anos
Inscrições: 05 a 15/04
Seleção: primeiros inscritos
40 vagas
Local: Departamento de Cultura
Rua Monsenhor José Maria Lemieux, 102 - Monte Castelo/SP

A dança estilo livre possui características, finalidades e valores eminentemente educativos, e servirá de base para esta oficina desenvolver, junto às crianças, habilidades e preparo corporal básico para criação e interpretação em dança.

Sheila Freire é bailarina e professora de educação física e dança, com experiência no trabalho com crianças e jovens.

MÚSICA

OFICINA DE VIOLINO
Coordenação: Itamar Aparício
16/04 a 30/07 - sábado - 14h às 17h
Público: interessados com alguma experiência no instrumento, entre 12 e 18 anos
Inscrições: 05 a 15/04
Seleção: primeiros inscritos
16 vagas
Local: Departamento de Cultura
R. Monsenhor José Maria Lemieux, 165 - Monte Castelo/SP

Pretende-se, com esse projeto, aprimorar técnicas de execução musical no violino e ampliar os conhecimentos musicais de participantes que já tenham experiência básica de música.

Itamar Aparício é músico, regente de orquestras da região e professor do Projeto Guri desde 1998.

NARANDIBA

LITERATURA

OFICINA DE MONTAGEM TEATRAL
Coordenação: Cláudio Branco
02/05 a 04/06 - segundas e quartas-feiras - 17h às 20h / sábados - 13h às 17h
Público: iniciantes na área, a partir de 16 anos
Inscrições: 05 a 29/04
Seleção: primeiros inscritos
30 vagas
Local: Departamento de Cultura
Av. Marechal Rondon, 491 - Narandiba/SP

A intenção desta oficina é trabalhar, de maneira simples e objetiva, técnicas básicas de corpo e voz, desenvolvendo em conjunto uma montagem de uma peça teatral (esquetes).

Cláudio Branco é diretor, ator e orientador de cursos e projetos de teatro para crianças e adolescentes.

PANORAMA

ARTES PLÁSTICAS

OFICINA DE TÉCNICAS DE ESCULTURA
Coordenação: Maria Lúcia Melo
03/05 a 21/06 - terças-feiras - 15h às 17h / sextas-feiras - 19h às 21h
Público: interessados em artes, a partir de 16 anos
Inscrições: 05/04 a 02/05
Seleção: primeiros inscritos
30 vagas
Local: Departamento de Cultura
Rua Alfredo Polete, s/n° - Panorama/SP

O objetivo desta atividade é transmitir técnicas a serem utilizadas na confecção de esculturas com argila, aproveitando uma matéria-prima abundante no município.

Maria Lúcia Melo é educadora e atua em vários projetos que envolvem as artes plásticas, em especial trabalhos com argila. Suas esculturas foram selecionadas na fase estadual do Mapa Cultural Paulista.

MÚSICA

OFICINA DE VIOLÃO
Coordenação: Edson Lopes
18/04 a 25/07 - segundas-feiras - 19h às 21h
Público: interessados a partir de 18 anos
Inscrições: 05 a 18/04
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Local: Departamento de Cultura
Rua Alfredo Polete, s/nº - Panorama/SP

A oficina propõe uma iniciação musical para interessados em aprender a tocar violão, abordando: percepção auditiva e sensitiva; figuras musicais como notas, pausas e símbolos; afinação; desenvolvimento rítmico; leitura de partitura e cifras; repertório.

Edson Lopes é instrutor de violão e teclado, desde 1990, e de viola caipira, desde 2004.

SANTO EXPEDITO

LITERATURA

OFICINA “O CONTADOR DE HISTÓRIAS E SUAS IMPLICAÇÕES SOCIAIS”
Coordenação: Norma Cavichiolli
29/04 a 17/06 - sextas-feiras - 17h30 às 21h30
Público: professores e educadores
Inscrições: 05 a 29/04
Seleção: primeiros inscritos
30 vagas
Local: Departamento Cultural
Rua Barão do Rio Branco, 472 - Santo Expedito/SP

A oficina objetiva instrumentalizar professores e educadores a incentivarem o hábito de leitura para qualquer faixa etária, destacando a importância do ato de contar histórias nesse processo.

Norma Cavichiolli é professora, psicóloga e especialista em psicopedagogia. Participou de diversos congressos e seminários e ministra cursos sobre estímulo à literatura na escola.

SANTA MERCEDES

ARTES PLÁSTICAS

OFICINA DE TÉCNICAS DE DESENHO
Coordenação: Danieli de Jesus Ferrari
15/04 a 29/07 - sextas-feiras - 19h às 21h30
Público: iniciantes a partir de 14 anos
Inscrições: 05 a 14/04
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Local: Departamento de Cultura
Rua Duque de Caxias, 1430 - Santa Mercedes/SP

Abordando técnicas, suportes e instrumentos do desenho, esta atividade pretende aprimorar a visão artística dos participantes por meio do exercício de diferentes estilos de desenho. Uma exposição final dos trabalhos está prevista para o dia 30/07, das 14h às 16h30.

Danieli de Jesus Ferrari é licenciada em Educação Artística. Atua como professora de Artes e organizadora de eventos culturais.

MÚSICA

OFICINA DE VIOLINO
Coordenação: Itamar Aparício
15/04 a 29/07 - sextas-feiras - 18h30 às 21h30
Público: iniciantes a partir de 12 anos
Inscrições: 05 a 14/04
Seleção: primeiros inscritos
16 vagas
Local: Departamento de Cultura
Rua Duque de Caxias, 1430 - Santa Mercedes/SP

Pretende-se, com esse projeto, aprimorar técnicas de execução musical no violino e ampliar os conhecimentos musicais de participantes que já tenham experiência básica de música.

Itamar Aparício é músico, regente de orquestras da região e professor do Projeto Guri desde 1998.

 

TACIBA

MÚSICA

OFICINA DE MUSICALIZAÇÃO
Coordenação: Fernando César de Brito
02/05 a 20/06 - segundas e quartas-feiras - 20h às 22h
Público: professores
Inscrições: 05/04 a 02/05
Seleção: primeiros inscritos
40 vagas
Local: Departamento de Cultura
Praça Padre Felix, 80 - Taciba/SP

Voltada a professores, a oficina tem como foco desenvolver habilidades de ensino da música em sala de aula.

Fernando César de Brito é professor do Projeto Guri, regente do grupo Big Band África e membro de diversos grupos musicais de Presidente Prudente.
 
Programação Fechando o Verão
Programação 2010
« voltar
Publique/Compartilhe



© 2010. Oficinas Culturais. Todos os direitos reservados.
QubeDesign | Criação de Sites e Portais | Créditos